O Dr. Marcelo Risso, ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), explica como o uso de celulares (smartphones) e tablets prejudicam sua coluna.
“Cada dia mais, no consultório dos médicos especialistas em coluna, nós estamos tendo presença de pessoas jovens, adolescentes e até crianças e vem nos procurar com queixa de dores na coluna. O que não é muito comum.”
“Isso nos últimos anos se deve a uma grande novidade tecnológica, que é o uso dos smartphones, dos celulares.”
“Cada vez mais a postura de uso do celular, com flexão da cabeça, por períodos prolongados, acaba levando a uma sobrecarga da musculatura cervical posterior.”
“Isso, obviamente, causa contraturas e dores musculares.”
“Mas o mais grave é que o efeito da cabeça mantida em posição de flexão, por longos períodos, aumenta o peso da cabeça sobre os discos cervicais e pode levar a uma degeneração precoce da coluna.”
“A degeneração precoce da coluna pode promover a formação de hérnia de disco em pacientes jovens e pode, eventualmente, necessitar de tratamentos cirúrgicos.”
“É muito interessante e muito legal o jovem estar ligado na tecnologia, sempre ligado no seu smartphone, conectado com os amigos.”
“Mas nunca pode esquecer de pensar: e a coluna como vai?“
Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco.
Veja mais em nosso canal no YouTube.